Como escolher o melhor cartão de crédito

O consumidor deve analisar algumas variáveis antes de escolher qual cartão de crédito adquirir. Esse post vai te ajudar a escolher o cartão que mais se adequa ao seu estilo de vida e orçamento.

Banco

Na hora de escolher um cartão de crédito, procure o banco do qual você já é cliente. A chance do banco oferecer algum tipo de vantagem é maior. Porém é possível, sim, fazer um cartão em um banco que você não possui vínculo.

Taxa de juros

Tentar pagar a fatura integralmente no fim do mês é muito importante, contudo imprevistos acontecem e é aí que a taxa de juros entra em jogo. As taxas são aplicadas por dia de atraso e quanto mais altas, pior.

A taxa de juros varia de banco para banco. Nem sempre os bancos informam claramente qual a taxa de juros, então é função do consumidor pesquisar qual a taxa mais baixa.

Observe também o CET (Custo Efetivo Total), ou seja, o valor total que é cobrado, com juros, taxas e impostos. Essa taxa é anual e sua informação é obrigatória.

Anuidade

Geralmente, os bancos cobram a taxa anual na fatura e ela pode ser dividida em até 12 vezes. Cada banco cobra esse taxa de uma maneira, então é importante tirar todas as dúvidas na hora da contratação do serviço.

Limite

O banco determina qual será o limite de acordo com o perfil econômico de cada um. Cada compra que você faz com o cartão, reduz o limite.

A dica é que o seu limite seja até a metade de sua renda mensal. Um limite muito alto pode acabar gerando consequências financeiras negativas no fim do mês e gerando dívidas.

Benefícios

Muitas empresas de cartão de crédito oferecem benefícios para os consumidores. Sistema de milhas, pontuação, descontos em produtos, minutos no celular são alguns dos benefícios que podem ser disponibilizados aos clientes.

Compare os benefícios entre as empresas e escolha a que melhor te atende. Porém lembre-se que benefícios demais pode significar uma taxa ou anuidade maior.

Cartão internacional

Esse tipo de cartão é recomendado se você costuma viajar muito para o exterior ou fazer muitas compras em sites internacionais. Se esse não é o seu caso, prefira cartões nacionais, que costumam ter taxas mais baratas.

Até a próxima.


Posts relacionados

Quais os melhores restaurantes Italianos no Brasil

Quais os melhores restaurantes Italianos no Brasil

A cultura italiana é bem presente em algumas regiões do Brasil por conta dos imigrantes italianos. Eles vieram...

Porque o Subway tem esse nome?

Porque o Subway tem esse nome?

O Subway é uma grande rede de fast-food que surgiu nos Estados Unidos e hoje tem unidades em...