Como elaborar um plano de negócios para food truck?

Os food trucks vieram dos EUA e começaram a criar seu espaço no Brasil. Eles parecem ser um bom negócio, pois precisam de uma estrutura menor do que um restaurante convencional e, por consequência, necessitam de um investimento inicial menor. Se você está vendo nesse empreendimento uma boa oportunidade de negócio, saiba que é preciso primeiro fazer um plano de negócios para food truck.

No post de hoje mostraremos como ele pode ser feito, além de dar outras dicas para quem está pensando em ter seu próprio negócio.

Analisar seu perfil

Antes de tudo, é necessário fazer uma análise do seu perfil. Liste quais as suas habilidades e experiências e veja se com elas é possível criar e comandar um food truck.

Caso você só tenha experiência com a parte administrativa e não entenda quase nada do ramo da alimentação, sugerimos ter um sócio ou contratar uma assessoria que tenha esse conhecimento que lhe falta. O mesmo vale se você só tem conhecimento com cozinha (não a caseira) e não entendo muito bem sobre a parte administrativa.

Traçar metas realistas

Analise o mercado e o seu plano de negócio, saiba até onde pode chegar e vá elencando as metas, das mais rápidas até as que demoram mais para se alcançar. Para isso, avalie tudo, desde a questão financeira, o risco que se quer assumir, o conhecimento sobre o assunto. Enfim, trace as metas levando em conta tudo o que se tem em mãos e as conquistas que se quer e se pode ter.

É importante também definir que tipo de produtos você quer servir em seu food truck. Para isso, é interessante fazer uma análise de mercado e ver quais alimentos são mais propensos de terem uma saída.

Montar o plano de negócio

O plano de negócio vai ser um documento onde estarão escritas e detalhadas todas as características, metas e estratégias do seu negócio. Visto isso, pode-se perceber que ele é extremamente necessário para quem está iniciando um novo empreendimento, já que dará uma visão completa do negócio.

É importante deixar claro que não há um único modelo de plano de negócio. Sendo assim, abaixo, segue, de forma resumida, um dos modelos de plano de negócio:

  • definir objetivos e metas;
  • definir quais os meios que vão ser utilizados para chegar aos objetivos, tais como políticas, procedimentos e práticas;
  • especificar quais recursos serão necessários, como físicos, financeiros, humanos e materiais. Além disso, é preciso saber a quantidade necessária, bem como eles vão ser gerados;
  • decidir quais procedimentos vão ser selecionados para evitar que erros aconteçam.

Após feito essa primeira parte, é preciso definir outros pontos:

  • objetivo básico e estratégico – o primeiro se refere à missão da empresa, levando em consideração o perfil do empreendedor. Já o segundo está associado à estratégia que será implementada para atingir o objetivo básico.
  • estratégia organizacional – aqui é definido como será a hierarquia da empresa, quais serão os cargos e as funções de cada funcionário.
  • estratégia gerencial – nessa parte é estabelecido como será o gerenciamento de cada parte da empresa.
  • estratégia pessoal – nesse ponto é definido a política de recursos humanos, como o plano de carreira e as relações internas e externas.
  • estratégia de marketing – aqui é decidido como o food truck se posicionará no mercado, quais os meios de divulgação, a relação com os clientes e fornecedores e até a análise da concorrência.
  • estratégia de sistemas – nessa estratégia cabe a análise das relações entre as pessoas e os equipamentos e máquinas, sempre levando em consideração o objetivo final.

-> Confira dicas de negócios para ter um food truck de sucesso.

Com o plano de negócio em mãos, comece a colocar a mão na massa e fazer surgir seu food truck. O Sebrae montou um modelo de negócios para food truck que é interessante de ser lido para quem está iniciando nessa área. Ele pode ser acessado clicando aqui. E não esqueça de curtir e compartilhar este conteúdo em suas redes sociais.


Posts relacionados

Quais os melhores restaurantes Italianos no Brasil

Quais os melhores restaurantes Italianos no Brasil

A cultura italiana é bem presente em algumas regiões do Brasil por conta dos imigrantes italianos. Eles vieram...

Porque o Subway tem esse nome?

Porque o Subway tem esse nome?

O Subway é uma grande rede de fast-food que surgiu nos Estados Unidos e hoje tem unidades em...