Como criar um programa de fidelidade para meu estabelecimento?

Um dos grandes desafios dos empreendedores é fidelizar seus clientes. Para isso, podem ser praticadas algumas ações, como lançamento de novos produtos, divulgação nas redes sociais ou criar um programa de fidelidade. 

Com relação a este último, muitas empresas já o utilizam, pois sabem que ele proporciona bastante retorno. Neste artigo falaremos mais sobre o programa de fidelidade, desde o que ele é até como você pode criar um para o seu estabelecimento. Acompanhe.

O que é um programa de fidelidade?

O programa de fidelidade é uma forma de recompensar seus clientes por comprarem no seu estabelecimento. Além disso, ele incentiva que os clientes continuem comprando por meio de recompensas. 

Um exemplo de programa de fidelidade são os pontos que acumulamos a cada compra realizada pelo cartão de crédito. Assim, ao atingirmos determinado número de pontos podemos trocá-los por produtos ou passagens de avião. 

Esse é um programa de fidelidade que as operadoras de cartão utilizam para incentivar seus clientes a continuar pagando suas compras por meio do cartão. Além dele, outras empresas oferecem descontos ou prêmios após um número determinado de compras. 

Quais são os benefícios da fidelidade para os estabelecimentos?

O programa de fidelidade ativa gatilhos mentais no consumidor. Ao pensar que vai ganhar algo após um determinado número de compras, o consumidor fica feliz e incentivado a comprar mais com a mesma empresa. Afinal, ganhar um brinde é muito bom e mostra que a empresa valoriza os seus clientes.

Sendo assim, o programa de fidelidade faz com que as vendas aumentem e com que mais clientes comprem no estabelecimento. Pois, as pessoas que já são clientes divulgam a empresa para os seus conhecidos.

Assim, o cliente faz propaganda gratuita para o seu estabelecimento, pois se sentiu feliz ao ser recompensado. Isso mostra que o programa de fidelidade é uma ótima estratégia para as empresas fidelizarem seus clientes e atrair novos consumidores.

Como montar um programa de fidelidade?

Agora que sabemos o que é e como funciona essa estratégia de vendas, veremos como montar seu próprio programa de fidelidade.

Saiba quem são os seus clientes

Primeiro é importante saber quem são seus clientes e quais são os interesses deles. Você pode fazer essa pesquisa por meio de observação, se tiver um negócio físico, ou por um questionário.

Conhecendo quem é o seu cliente é mais fácil definir qual tipo de programa de fidelidade irá oferecer. Só após conhecer seus clientes é que você deve ir para a próxima etapa.

Defina as recompensas

As recompensas devem ser boas tanto para os clientes como para o seu estabelecimento. Pois não adianta oferecer a melhor recompensa para o cliente, sendo que seu estabelecimento vai ter prejuízo com essa ação.

Entre as recompensas, os clientes podem receber cupons, mercadorias grátis, descontos e acesso a novos produtos com antecedência. Então, escolha aquela que for melhor para sua loja e seu cliente. 

Por exemplo, se você tem um restaurante, pode oferecer um cartão fidelidade, em que a cada refeição consumida o cliente ganha ganha um carimbo no cartão. Ao final de dez carimbos o cliente tem direito a uma refeição. 

Você pode definir duas opções de refeição que o cliente pode escolher. Assim, seu estabelecimento não perde dinheiro, pois evita que o cliente escolha uma que tenha um valor muito alto de custo.

Defina como vai ser o resgate de pontos

Como no exemplo do restaurante, é importante definir uma forma de resgate. No exemplo, foi por meio de um cartão que o cliente deveria apresentar ao pagar por suas refeições. 

Mas se você tem uma loja virtual, pode oferecer descontos a cada novo cliente indicado ou garantir frete grátis a cada determinado número de compras. São várias as formas que podem ser escolhidas. O importante é que tudo seja transparente para o cliente, pois ele não pode se sentir enganado.

Analise os resultados

Um programa de fidelidade serve para que sua loja aumente o número de vendas e para que ela não perca clientes para outra loja de mesmo nicho. Sendo assim, é importante analisar os resultados para saber se o programa está cumprindo o objetivo.

Agora que você já sabe como criar um programa de fidelidade para o seu estabelecimento, não perca mais tempo. Planeje ele e o coloque em prática. Já que estamos falando sobre clientes, confira nosso post sobre como receber dos seus clientes com recorrência.


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