Aproveite a sazonalidade do seu restaurante

Assim como outros tipos de negócios, os restaurantes têm períodos sazonais, seja em relação aos produtos da época ou ao público, que dependendo da estação, diminuem. Por isso, é preciso aproveitar a sazonalidade, tanto nos períodos de alta nas vendas como nos de baixa. Confira a seguir, dicas para aproveitar a sazonalidade no seu restaurante.

Planeje seu ano

Planejar é a palavra essencial de todo negócio. Ao realizar um planejamento anual é possível identificar em quais épocas do ano é provável que aconteça uma baixa nos clientes e qual alimento pode não estar disponível. Dessa forma, cria-se alternativas, como promoção ou alteração de cardápio, para que o caixa não seja afetado.

Administre bem o fluxo de caixa

Além do planejamento anual, é importante fazer uma boa administração do fluxo de caixa para que o restaurante não fique no vermelho em alguns meses. Para isso, no momento em que estiver colocando em prática a primeira dica, considere os custos fixos e variáveis.

Dessa forma, é possível prever se em alguns meses as despesas vão ser maiores que o lucro ou não. E assim, o gestor pode se preparar e separar uma porcentagem do lucro nos meses de altas nas vendas para o restaurante se manter bem, financeiramente, nos meses em que as vendas diminuem.

Saiba quais produtos são sazonais

É importante analisar os produtos que são utilizados pelo estabelecimento e saber se eles estarão disponíveis ou não durante todo o ano. Caso há algum que não esteja, é possível fazer alguma alteração no cardápio durante esse período. Assim, os clientes não são surpreendidos ao pedir um prato e o garçom avisar que não estão servindo ele por conta de falta de produto.

Crie um cardápio diferenciado

Se o seu restaurante fica próximo a uma cidade praiana, é comum que no verão, por conta das férias e do calor, o movimento caia, pois as pessoas começam a ir em restaurantes nas cidades praianas vizinhas. Se esse é o seu caso, é preciso criar estratégias de atrair o público. Uma delas é criar um novo cardápio específico para esta época do ano ou, então, adicionar novos pratos ao menu, específicos para essa época.

Faça promoções

Promoções sempre atraem o público. Então, aproveite e aplique essa estratégia nos períodos de sazonalidade. Isso por ser feito escolhendo alguns dias da semana para disponibilizar drinks em promoção ou descontos em alguns pratos.

Aproveite e já se organize para criar as promoções que serão realizadas nos feriados nacionais, como Dia das Crianças, Natal, Páscoa, Dia dos Pais e das Mães, entre outras. Dependendo da gastronomia comercializada e também é possível aproveitar outros dias específicos, como o Dia Nacional da Imigração Japonesa (15 de agosto), para dar descontos nos pratos ou a partir de um certo valor de consumo.

Tenha um público fidelizado

Uma forma de não ter grandes baixas nos períodos sazonais é ter um público fidelizado. Para isso, aplique estratégias, como um cartão de fidelidade ou promoções toda semana, com desconto em drinks. Coloque em prática ações que façam com que seu público, mesmo nas épocas de baixas vendas, continue vindo em seu estabelecimento.

É preciso se preparar para a sazonalidade de restaurantes, para que eles não fechem por conta de um período de baixa. Aproveite todas as dicas que passamos e comece a se organizar para que seu negócio se mantenha firme e lucrando.


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