CNH digital: saiba tudo sobre esse documento

No dia 30 de janeiro, o Ministério das Cidades e o Denatran anunciaram um novo prazo para que todos os estados sejam obrigados a oferecer a nova CNH digital. Anteriormente, o prazo era fevereiro de 2018, mas agora o prazo passa a ser 1º de julho desse ano.

Você sabe como vai funcionar a nova CNH digital, a versão eletrônica da carteira nacional de habilitação? Esse post tem como objetivo esclarecer todas as dúvidas mais frequentes dos motoristas em relação ao novo documento.

Como funciona

O motorista que optar pela CNH digital poderá substituir o documento atual por um aplicativo disponibilizado gratuitamente. A nova CNH poderá ser enviada por e-mail ou até mesmo WhatsApp.

Ela é acessada diretamente pelo celular e pode ser usada no lugar do documento impresso, que continua sendo emitido normalmente.

Apenas as carteiras de habilitação com QR Code impresso no interior do documento estão aptas a se tornar digital. Confira se a sua já tem o código no verso do documento.

Dados novos

É necessário atualizar seus dados no Detran. Se você não se habilitou ou renovou a CNH desde quando os departamentos de trânsito passaram a fazer esse cadastro completo (15 de janeiro), é preciso atualizar seus dados. E esse tipo de atualização só é feito presencialmente.

Ativar cadastro

Com os dados atualizados, é preciso fazer um cadastro virtual aqui. Um link de ativação será enviado por e-mail, que deve ser confirmado. Depois, será direcionado para uma página do Denatran para que seja feito um login.

Por fim, aparecerá a opção “Ativar Cadastro” e um código será enviado por e-mail para ser usado apenas na primeira vez que acessar o aplicativo no celular.

O aplicativo

O aplicativo se chama CNH Digital, é gratuito e pode ser baixado facilmente na loja de aplicativos do seu celular.

Para garantir a segurança das informações, um código PIN será exigido todas as vezes em que se acessa o documento.

Taxas

Cada Detran terá autonomia para decidir se cobra ou não uma taxa para emitir a versão digital. O Denatran afirmou que não há motivo para cobrança, porém para solicitar o documento online (sem a necessidade de comparecer a um Detran), é preciso obter um certificado digital, que exige pagamento de uma assinatura anual.

Segurança

Em primeiro lugar, a nova CNH digital foi concebida pensando na maior segurança do motorista. O QR Code presente na nova carteira é um sistema criptográfico, acessado pelo agente de trânsito e que assegura a validade do documento, tanto digital quanto impresso e é o que permite que o documento válido seja compartilhado.

Internet

Para acessar a carteira, não é preciso de uma conexão com a internet. Apenas caso o celular acabe a bateria, será necessário apresentar o documento impresso, em uma blitz policial, por exemplo.

Sendo assim, podemos perceber que os celulares estão sendo o dispositivo para armazenamento de diversas informações, com o objetivo de facilitar a nossa vida.

O Code Money é um aplicativo que visa facilitar o dia a dia dos clientes, oferecendo uma forma rápida e efetiva de realizar pagamentos e recebimentos pelo celular.

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário e até a próxima.


Posts relacionados

Os melhores sushis de Joinville-SC

Os melhores sushis de Joinville-SC

Joinville é conhecida pela sua cultura alemã, juntamente com Blumenau e outras cidades do norte de Santa Catarina....

Pagamentos via QR Code são seguros?

Pagamentos via QR Code são seguros?

A segurança em pagamentos digitais vem sendo uma discussão comum dos últimos tempos por causa do aumento do...