
No dia 30 de janeiro, o Ministério das Cidades e o Denatran anunciaram um novo prazo para que todos os estados sejam obrigados a oferecer a nova CNH digital. Anteriormente, o prazo era fevereiro de 2018, mas agora o prazo passa a ser 1º de julho desse ano.
Você sabe como vai funcionar a nova CNH digital, a versão eletrônica da carteira nacional de habilitação? Esse post tem como objetivo esclarecer todas as dúvidas mais frequentes dos motoristas em relação ao novo documento.
Como funciona
O motorista que optar pela CNH digital poderá substituir o documento atual por um aplicativo disponibilizado gratuitamente. A nova CNH poderá ser enviada por e-mail ou até mesmo WhatsApp.
Ela é acessada diretamente pelo celular e pode ser usada no lugar do documento impresso, que continua sendo emitido normalmente.
Apenas as carteiras de habilitação com QR Code impresso no interior do documento estão aptas a se tornar digital. Confira se a sua já tem o código no verso do documento.
Dados novos
É necessário atualizar seus dados no Detran. Se você não se habilitou ou renovou a CNH desde quando os departamentos de trânsito passaram a fazer esse cadastro completo (15 de janeiro), é preciso atualizar seus dados. E esse tipo de atualização só é feito presencialmente.
Ativar cadastro
Com os dados atualizados, é preciso fazer um cadastro virtual aqui. Um link de ativação será enviado por e-mail, que deve ser confirmado. Depois, será direcionado para uma página do Denatran para que seja feito um login.
Por fim, aparecerá a opção “Ativar Cadastro” e um código será enviado por e-mail para ser usado apenas na primeira vez que acessar o aplicativo no celular.
O aplicativo
O aplicativo se chama CNH Digital, é gratuito e pode ser baixado facilmente na loja de aplicativos do seu celular.
Para garantir a segurança das informações, um código PIN será exigido todas as vezes em que se acessa o documento.
Taxas
Cada Detran terá autonomia para decidir se cobra ou não uma taxa para emitir a versão digital. O Denatran afirmou que não há motivo para cobrança, porém para solicitar o documento online (sem a necessidade de comparecer a um Detran), é preciso obter um certificado digital, que exige pagamento de uma assinatura anual.
Segurança
Em primeiro lugar, a nova CNH digital foi concebida pensando na maior segurança do motorista. O QR Code presente na nova carteira é um sistema criptográfico, acessado pelo agente de trânsito e que assegura a validade do documento, tanto digital quanto impresso e é o que permite que o documento válido seja compartilhado.
Internet
Para acessar a carteira, não é preciso de uma conexão com a internet. Apenas caso o celular acabe a bateria, será necessário apresentar o documento impresso, em uma blitz policial, por exemplo.
Sendo assim, podemos perceber que os celulares estão sendo o dispositivo para armazenamento de diversas informações, com o objetivo de facilitar a nossa vida.
O Code Money é um aplicativo que visa facilitar o dia a dia dos clientes, oferecendo uma forma rápida e efetiva de realizar pagamentos e recebimentos pelo celular.
Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário e até a próxima.
Posts relacionados

O jeito fácil de cobrar os meus clientes
É excelente ter você aqui, isso é sinal que você está buscando alternativas para realizar cobranças, certo?! Existem...

O que é o PIX?
O PIX é uma iniciativa conduzida pelo BACEN (Banco Central) e tem como objetivo criar uma estrutura robusta...