As principais tendências para o mercado foodservice em 2020

O mercado foodservice em 2020 reserva novas tendências para o setor. Elas estão relacionadas com o que está acontecendo atualmente, como a questão da preservação ambiental e com o desenvolvimento tecnológico.

Confira a seguir, as 5 principais tendências para o mercado foodservice em 2020.

1. Autoatendimento

As pessoas estão preferindo mais controle na hora de fazer seus pedidos e de realizar os pagamentos. Com a evolução da tecnologia, começou a ser possível que os próprios clientes de restaurantes possam fazer seus pedidos sem depender do garçom. 

Assim, com os totens de autoatendimento ou mesmo os cardápios digitais que ficam disponíveis sobre as mesas, não é preciso esperar o garçom chegar e o cliente já terá em mãos o cardápio para olhar e fazer seu próprio pedido. Isso diminui o tempo de espera e proporciona praticidade. 

Em alguns restaurantes brasileiros, o autoatendimento já é utilizado. Porém, no ano de 2020 o que se espera é que ele seja adotado por mais restaurantes. 

2. Sustentabilidade

Com os problemas ambientais causados pelos seres humanos e com os jovens mais dedicados a proteger o meio ambiente, 2020 será o ano em que sustentabilidade será essencial para o mercado foodservice. 

As pessoas estão mais conscientes dos seus atos e querem consumir de empresas que também apoiam a preservação ambiental. Então, o ideal é que para 2020 as empresas do mercado foodservice revisem os materiais que estão utilizando para servir os clientes ou para fazer delivery. 

O melhor é evitar plástico e, se possível, participar de uma campanha de preservação ambiental. Assim, a empresa se mostra mais dedicada a proteger o meio ambiente.

3. Restaurantes aconchegantes

A experiência gastronômica conta muito na hora do cliente avaliar o restaurante. Sendo assim, é importante oferecer um ambiente aconchegante e que seja “instagramável” (gere boas fotos para as redes sociais). 

Dessa forma, em 2020 é preciso pensar em como deixar seu restaurante mais aconchegante e com um toque único para que seus clientes sempre voltem. Pense se seria interessante mudar a decoração do seu estabelecimento, oferecer uma nova proposta de experiência gastronômica e, assim, deixar o seu público feliz e atrair mais pessoas.

4. Cozinhas regionais

As pessoas querem explorar novos sabores e nada melhor do que encontrar um restaurante próximo de casa que ofereça essa oportunidade. Afinal, nem todas as pessoas têm poder aquisitivo para viajar para outros países e poderem provar outros sabores. 

Então, uma das tendências para 2020 é oferecer cozinhas regionais. Estas cozinhas podem ser brasileiras ─ afinal, o Brasil é um país com muitas culturas e sabores ─ ou internacionais. 

Sendo assim, se o seu restaurante oferece pratos de vários países, porque não apostar em apenas um país. Faça uma pesquisa com seus clientes e verifique o que eles gostam do seu cardápio e aposte nessa culinária. Assim, é possível agregar mais sabor e entregar pratos mais bem finalizados.

5. Alimentação saudável

Além da questão da sustentabilidade, as pessoas também estão tentando ser mais saudáveis, ao praticar esportes, manter uma rotina de hábitos saudáveis e se alimentarem de uma forma melhor. 

Isso vale também para quando elas vão almoçar ou jantar fora. Então, acrescente em seu cardápio pratos mais saudáveis, com opções vegetarianas e veganas. Assim, você diversifica seu público e consegue atrair mais pessoas ao seu estabelecimento. Então, se você já tem o seu negócio, procure atualizar ele e seguir a tendência que mais faz sentido para o seu estabelecimento. Se você está pensando em montar um negócio, reveja seu plano de negócio e procure incluir algumas das tendências do mercado foodservice. Assim, terá mais chances de aumentar as suas vendas em 2020.


Posts relacionados

Como receber de clientes com recorrência?

Como receber de clientes com recorrência?

Está pensando em lançar um produto mensal em que os clientes, por meio de uma assinatura, recebem esse...

As novidades das fintechs para 2020

As novidades das fintechs para 2020

Entramos em uma nova década e as novidades só estão começando no mercado financeiro. As fintechs, em 2020,...