As principais praias de Santa Catarina

Ao pensarmos no verão, as praias de Santa Catarina são uma das melhores opções para muitas pessoas, inclusive para os turistas estrangeiros que vêm da Argentina ou Uruguai passar as férias no litoral catarinense. Além da beleza natural dos lugares a água costuma ser calma e as praias são compostas não só por bares, mas em muitos locais por outras belezas naturais, como rios e vegetação nativa.

Sendo assim, a seguir listamos as principais praias de Santa Catarina. Assim, você já terá opções de onde passar as férias de verão.

Praia Ilha do Campeche – Florianópolis

A Ilha do Campeche fica localizada próxima à Praia do Campeche, no sul de Florianópolis. Porém, para chegar até ela é preciso sair de escuna da Barra da Lagoa. Assim, já no decorrer do caminho é possível ter uma bela experiência ao ver as praias da Galheta, Praia Mole, Ilha do Xavier, Joaquina e Campeche.

Na ilha é possível fazer trilhas, dar um mergulho livre, conhecido também como trilha subaquática e aproveitar a praia. Aliás, no decorrer das trilhas as pessoas podem observar as inscrições rupestres. 

A água que banha a Ilha do Campeche é cristalina. Por isso mesmo que há a prática de mergulho no local. Não é à toa que a ilha é conhecida como “Caribe catarinense”.

Praia do Rosa – Imbituba

A Praia do Rosa, localizada em Imbituba, conta com 3 km de extensão. Ela é dividida em três partes: Rosa Norte, Lagoa do Meio e Rosa Sul. A Rosa Norte é onde se encontram as pessoas mais descoladas. A Lagoa do Meio é frequentada mais por famílias e a Rosa Sul conta com mais infraestrutura, como barracas e bares.

No verão a Praia do Rosa costuma ficar bem movimentada. A Rosa Sul é a que conta com mais vagas de estacionamento. Mas se você prefere ir para a Rosa Norte, saiba que também há lugares para estacionar. 

A praia ainda conta com trilhas para que gosta de estar mais em contato com a natureza, conhecer um pouco da vegetação local e de caminhar. Além dos banhistas, os surfistas costumam frequentar as águas da Rosa Norte.

Praia da Guarda do Embaú – Palhoça

A Guarda do Embaú fica localizada na Palhoça, e está a apenas 50 km de Florianópolis. Ela conta com uma beleza natural exuberante, com costões, cachoeiras, rios, mirantes e reservas. Para chegar até ela é preciso atravessar o Rio da Madre. 

A Praia da Guarda do Embaú foi formada por uma colônia de pescadores. Por conta disso, ela não oferece muita badalação como outras opções da nossa lista. Porém, por seu estilo mais sossegado, as famílias, surfistas e pessoas que gostam desse estilo costumam frequentar a praia. 

Além de tomar banho de mar e caminhar pela areia, você pode subir a Pedra do Urubu, visitar o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e caminhar até a cachoeira Zanela.

Praia da Ferrugem – Garopaba

A Praia da Ferrugem fica a 8 km do centro de Garopaba, porém ela é uma das mais movimentadas da cidade. Ela é composta por dois ambientes, do lado direito há águas mais calmas, com piscinas naturais onde é mais frequentado por banhistas, principalmente famílias.

Já do lado esquerdo as águas são mais agitadas, lugar dos surfistas, bares e de pessoas que gostam fazer festa. Assim, é possível escolher em qual ambiente você prefere curtir. 

Se você gosta de fazer trilha, saiba que há uma na praia. Ela liga a Praia da Ferrugem com a Praia do Rosa. Ao todo, a trilha tem 12 km de extensão e é de nível médio. Por conta da sua extensão é indicado fazer a trilha com um guia. Durante a trilha, é possível ver outras praias mais desertas, como Barrinha, Ouvidor e Vermelha.

Praia da Lagoinha – Florianópolis

A Praia da Lagoinha fica ao norte de Florianópolis, ao lado de Canasvieiras. Essa é uma das praias frequentadas não só pelos catarinenses, mas também pelos argentinos e uruguaios. 

A Praia da Lagoinha foi formada por uma colônia de pescadores. Assim, até hoje é preservado o perfil familiar do lugar e não é composta de tanta badalação como a Praia do Rosa, por exemplo. 

A faixa de areia tem extensão de 760 metros. Sua areia é fina e a água do mar clara e calma. Isso é um bom convite para curtir as férias no sossego que a Praia da Lagoinha proporciona.

Agora que vimos as principais praias de Santa Catarina é hora de se planejar para curtir uma boa praia no verão. Assim, além de recarregar as energias nas férias com o contato com a natureza, você e sua família aproveitam as águas claras e calmas das praias catarinenses.

Aliás, aproveite para conhecer os melhores locais para se comer em Florianópolis. Assim, se for para a ilha da magia já saberá onde almoçar ou jantar.


Posts relacionados

O que são fintechs?

O que são fintechs?

A tecnologia tem revolucionado muitos mercados nos últimos anos e um deles é o financeiro. Com isso surgiram...

Como será a revolução dos pagamentos instantâneos em 2020

Como será a revolução dos pagamentos instantâneos em 2020

O ano de 2020 está sendo muito esperado pelas fintechs e pela população que gosta de praticidade e...