As novidades das fintechs para 2020

Entramos em uma nova década e as novidades só estão começando no mercado financeiro. As fintechs, em 2020, irão continuar revolucionando o setor financeiro e trarão novidades para o mercado.

A seguir você confere mais sobre quais são essas novidades. Mas antes, vamos entender um pouco sobre quem são as fintechs e por que elas estão crescendo tanto nos últimos anos.

O que são as fintechs?

As fintechs nada mais são do que startups especializadas no mercado financeiro. Sendo assim, elas são um novo modelo de negócio bem diferente do praticado pelas instituições financeiras tradicionais.

Seus processos e serviços são digitais e elas oferecem produtos e serviços mais descomplicados para os seus clientes. Um exemplo, é que os bancos digitais atuais não contam com agências físicas. Assim, para abrir ou fechar uma conta, por exemplo, basta baixar o aplicativo no smartphone e fazer tudo por ali.

A previsão é que as fintechs continuem crescendo em 2020. Segundo diversos relatórios, o Brasil ultrapassou as 600 fintechs em 2019. Isso faz do Brasil o país que mais tem fintechs abertas da América Latina.

Então, o que se espera é que elas nos tragam novidades para 2020. É sobre isso que veremos a seguir.

O que podemos esperar das fintechs para 2020?

Pagamentos instantâneos

Para o ano de 2020 sabemos que o Banco Central prometeu liberar em novembro os pagamentos instantâneos. Só isso já vai ser uma grande novidade para o mercado financeiro. O pagamento e recebimento por meio de aplicativos de pagamentos vai se tornar mais rápido e prático tanto para pagador como para recebedor.

Isso porque, não será mais preciso esperar 30 dias para ter o dinheiro das vendas disponível na conta ou pagar uma taxa mais alta para pedir o adiantamento desse dinheiro. Afinal, com o pagamento instantâneo, o beneficiário terá acesso ao dinheiro em instantes após a venda.

Outro ponto é que será possível realizar vendas ou pagamentos em qualquer horário do dia e em qualquer dia da semana. Assim, mesmo se for sábado de madrugada, o vendedor poderá trabalhar e, por meio do aplicativo financeiro, concluir a venda.

Open banking

Além dos pagamentos instantâneos, o open banking é outra novidade a ser lançada em 2020. Ele possibilitará que os consumidores tenham total controle de seus dados. Assim, não será mais as instituições financeiras que controlarão para quem liberam ou não os dados dos consumidores.

Regulamentação dos serviços de saques e aportes

A regulamentação dos serviços de saques e aportes propõe que o Banco Central regulamente os serviços realizados entre as operadoras de caixas eletrônicos e as instituições financeiras. Isso possibilitará o aumento da competitividade entre as fintechs.

Por enquanto, essa regulamentação está em consulta pública. Mas se ela for aceita, o Banco Central terá um novo trabalho a realizar.

Essas novidades são diferentes de tudo que já tivemos no mercado financeiro. Elas farão com que a competitividade entre as empresas do setor aumentem. Isso tem a tendência de gerar mais serviços e produtos para os clientes. 

Já que estamos falando de novidades para 2020, confira nosso post sobre as principais tendências para o mercado foodservice 2020.


Posts relacionados

O jeito fácil de cobrar os meus clientes

O jeito fácil de cobrar os meus clientes

É excelente ter você aqui, isso é sinal que você está buscando alternativas para realizar cobranças, certo?! Existem...

O que é o PIX?

O que é o PIX?

O PIX é uma iniciativa conduzida pelo BACEN (Banco Central) e tem como objetivo criar uma estrutura robusta...