As melhores soluções de pagamentos para MEI

Ser MEI implica em algumas responsabilidades e também em pensar em como atender melhor o seu cliente, seja no seu negócio físico ou digital. Umas das preocupações é sobre quais formas de pagamento oferecer. Sendo assim, listamos abaixo alguns meios de pagamento para MEI.

Então, acompanhe e analise qual é o melhor para o seu negócio.

Conta digital

As novas fintechs estão proporcionando uma forma diferente de relacionamento com seus clientes. Um dos produtos que são frutos dessas novas instituições e que tem revolucionado o meio financeiro é a conta digital.

O Inter e o Neon são duas das instituições que oferecem conta digital para Pessoa Jurídica. Assim, o MEI pode abrir uma conta e se beneficiar com os serviços que ela proporciona.  

Por exemplo, o Inter oferece 100 boletos gratuitos para o MEI emitir, já o Neon possibilita que o dinheiro seja investido e, assim, fique rendendo diariamente. 

Para abrir a sua conta, basta baixar o aplicativo do banco e cadastrar seus dados por ele mesmo. Geralmente, você precisa ter os documentos em mãos para poder bater a foto deles e vai precisar de uma foto do seu rosto. 

Toda a conta é criada por meio do app, sem a necessidade de ir ao banco pessoalmente. E ela funciona como se fosse uma conta comum, em que podem ser enviado e recebido dinheiro. Além disso, você recebe um cartão para poder utilizá-lo nas suas compras.

Máquina de cartão

Para quem é MEI e tem um negócio físico, seja uma loja ou mesmo venda na feira, é preciso ter a disposição uma máquina de cartão. Isso porque, muitas pessoas já saem de casa com pouco dinheiro e preferem comprar tudo no cartão.

Assim, ao ter uma máquina de cartão você evita perder vendas e também proporciona mais praticidade para seus clientes. 

Como há muitas opções de máquinas, é preciso analisar bem o custo/benefício de cada uma. A Cielo, o PagSeguro e a SumUp disponibilizam diversos modelos de máquinas. Algumas são mais compactas e têm um custo menor. Outras já são mais robustas e com um custo maior.

Sendo assim, analise aquela que melhor atende às suas necessidades e que cabe no seu bolso. Assim, você pode começar a oferecer um novo meio de pagamento aos seus clientes.

Carteira digital

Outra opção que está em crescimento no Brasil é a carteira digital. Essa carteira possibilita que você possa cobrar as vendas dos seus clientes, fazer transferências entre usuários, realizar pagamentos à distância e também pagar por suas compras. Claro que as funcionalidades variam de aplicativo para aplicativo, mas, em geral, essas são as principais.

Para utilizadas é preciso que seu cliente também tenha a mesma carteira digital instalada no celular. Assim, vocês podem fazer as operações por um custo zero ou reduzido. Além disso, há a praticidade de precisar de apenas um smartphone para realizar os pagamentos.

No mercado, temos disponível o Code Money e o PicPay, por exemplo. Sendo assim, analise qual é o melhor para o seu negócio antes de começar a utilizar.

Plataformas de pagamento online

Para o MEI que tem um negócio online, é necessário pensar em uma forma de realizar a cobrança dos seus clientes. Nesse caso, por exemplo, uma máquina de cartão seria inviável. Sendo assim, você pode utilizar plataformas de pagamento online.

O PayPal e o PagSeguro são as duas principais plataformas de pagamento que temos disponíveis. Elas podem ser utilizadas tanto no checkout de uma loja como em uma venda rápida. 

Assim, você pode integrar essas plataformas na sua loja online ou apenas enviar um link de pagamento para os clientes que você tem na loja do Instagram e no grupo de vendas do WhatsApp. 

Ambas as plataformas tem um custo por venda. Sendo assim, como nas outras formas de pagamento, verifique a que oferece o que você precisa e as taxas, para depois escolher uma.

Estas são as principais soluções de pagamentos para MEI. Elas vão possibilitar que vendas não sejam perdidas e vão trazer mais praticidade na hora de cobrar do seu cliente. Sendo assim, analise e veja qual é a ideal para o seu negócio.


Posts relacionados

As melhores pizzarias do Vale do Itajaí

As melhores pizzarias do Vale do Itajaí

O Vale do Itajaí é uma região no norte de Santa Catarina que também é conhecida pelo nome...

Como pagar a distância em estabelecimentos?

Como pagar a distância em estabelecimentos?

Seria uma boa se você pudesse pagar por uma blusa que viu no Instagram de uma loja e...