As maiores festas de outubro em Santa Catarina

O mês de outubro em Santa Catarina é marcado por diversas festas que buscam homenagear a cultura dos povos catarinenses. Uma das mais conhecidas, por exemplo, é a Oktoberfest. Mas há outras opções de festas em Santa Catarina no mês de outubro.

Sendo assim, a seguir confira algumas das maiores festas de outubro que acontecem no estado:

Oktoberfest

A Oktoberfest é a maior festa alemã da América Latina e a segunda maior festa de cerveja do mundo. Ela acontece em Blumenau, no Vale do Itajaí. Ela surgiu na década de 1980, quando alguns empresário e representantes públicos se uniram para criá-la e divulgar mais a cultura alemã.

Ela foi inspirada na festa alemã de mesmo nome. Durante os dias de festa há desfiles, shows nacionais, apresentações artísticas, como grupos de danças, entre outras opções.

Além disso, há muita comida alemã sendo vendida no local da festa. Assim, você pode provar cuca, pato, chucrute e muitos outros pratos típicos alemães.

A Oktoberfest de 2019 vai do dia 09 a 27 de outubro. Para entrar no evento, exceto o primeiro e o último dia, é preciso comprar ingresso. Se você ir com roupa típica alemã consegue comprar o ingresso meia-entrada. A festa acontece na Rua Alberto Stein, 199, bairro da Velha Blumenau.

Fenarreco

A Fenarreco é uma das maiores festa de Santa Catarina do mês de outubro e é festejada em Brusque. O objetivo dela é homenagear a gastronomia alemã. Tanto que o seu nome vem do prato principal da festa, o marreco recheado com repolho roxo. 

A Fenarreco foi criada em 1985, como forma de complemento à Oktoberfest. Assim, nela é festejado a culinária alemã, com o marreco recheado, o eisbein (joelho de porco), o marreco crispy (tiras empanadas de peito de marreco) e as salsichas especiais. Além disso, há diversos tipos de chope, como pilsen, weiss, de vinho ou bock. 

Além da gastronomia, tem apresentações folclóricas, bandas e brincadeiras tradicionais, como corrida do tamanco, chope em metro, corrida do saco e serra-serrador. Então, é outra festa, como a Oktoberfest, que comemora a cultura alemã trazida pelos imigrantes.

A Fenarreco de 2019 acontece de 10 a 20 de outubro. É preciso acessar o site do evento para ver em quais dias a entrada é gratuita e em quais é paga.

Heimatfest

A Heimatfest é uma festa que acontece em Forquilhinha, no extremo sul de Santa Catarina e homenageia os povos que colonizaram a região, como os italianos, alemães, poloneses, portugueses, afrodescendentes e japoneses. 

Assim, durante todos os dias de festa acontecem apresentações artísticas de cada cultura, shows com bandas, apresentações esportivas, entre outros. Além disso, há a culinária que representa cada uma das etnias. A festa é recente, comparada às outras duas, pois ela está em sua 9ª edição. 

A Heimatfest 2019 acontece de 10 a 13 de outubro. Lembrando que para entrar na festa é preciso ter ingressos.

Marejada

A festa da Marejada é um evento que ocorre em Itajaí. Ela busca homenagear o povo açoriano e os pescadores que vivem na região. Assim, seus pratos levam, em sua maioria, frutos do mar e peixe.

Durante os dias de festa há shows regionais e nacionais, muita gastronomia, apresentações artísticas e culturais que buscam reforçar a identidade do povo açoriano e pesqueiro. Além disso, há uma diversidade de cervejas e chopes.

A Marejada de 2019 acontece entre os dias 8 e 20 de outubro. Você pode conferir a programação completa da festa aqui.

Estas são as festas de outubro com maior evidência em Santa Catarina. Então, separe o final de semana ou os dias livres para conhecer, ao menos, uma delas. Assim, você conhece um pouco da cultura dos povos que vieram da Europa para o sul do Brasil.

Aliás, falando em culinária e novas experiências, aproveite e confira nosso post sobre os melhores restaurantes de Santa Catarina.


Posts relacionados

Pagamentos com QR Code são seguros?

Pagamentos com QR Code são seguros?

No ano de 2020, o que se espera é que o Banco Central consiga colocar em prática a...

Como funciona o limite do saque do cartão de crédito?

Como funciona o limite do saque do cartão de crédito?

É normal passarmos por situações que nos exigem ter dinheiro em mãos para pagar alguma compra ou taxa....