A expansão do QR Code como meio de pagamento no Brasil

Os pagamentos com QR Code já são uma realidade em diversos países pelo mundo, como China, Suécia, Holanda e Dinamarca, por exemplo. A China utiliza o pagamento via QR Code até para cobrar passagens de ônibus ou metrô. Isso acontece, pois essa forma de pagamento é muito segura, mais ágil e prática.

Sendo assim, agora é a vez do Brasil de fazer com que esta forma de pagamento se torne comum. A questão é que essa mudança pode levar um tempo. Afinal, é normal que a população fique um pouco receosa em trocar a forma de pagamento que já utilizam e conhecem por uma nova, mesmo que ela ofereça vantagens.

Quando tempo pode demorar para uma mudança acontecer na sociedade?

Para percebermos isso, é só analisar a inserção do cartão de crédito e débito no mercado brasileiro. Apesar de que o primeiro cartão de crédito tenha sido lançado no Brasil em 1968, o cartão Elo do Bradesco, foi só nessa última década dos anos 2000 que o uso deles cresceu muito. 

Sendo assim, para uma mudança acontecer de forma mais significativa, geralmente, é preciso esperar até que uma nova geração surja para que ela traga a mudança. Dessa forma, o uso do QR Code pode demorar um pouco também para se tornar mais popular, ainda mais que as carteiras digitais são recentes. 

Porém, por outro lado, temos que ver que hoje os adolescentes já dispõem de um smartphone. Isso faz com que a expansão do QR Code aconteça de forma mais rápida do que foi com o cartão de crédito. 

Como está o uso das carteiras digitais no Brasil?

As carteiras digitais são a forma de pagamento que mais utilizam o QR Code para realizar as operações. O seu uso é recente no Brasil, mas há um movimento grande por parte das fintechs de fazer com que seu uso cresça. Não é à toa que até as instituições mais tradicionais também estão criando as suas próprias carteiras digitais.

Por exemplo, em 2018, o Code Money registrou mais de um milhão e meio de transações. Elas foram feitas em 22 cidades brasileiras. Este mesmo meio de pagamento teve um crescimento de 51% na plataforma de pagamentos Adyen nos últimos meses de 2018.

Agora falando especificamente do QR Code, esta tecnologia teve um crescimento de 17% em 2018. Ou seja, mais pagamentos estão sendo realizados utilizando o QR Code. Esse é um número bem relevante e mostra que uma mudança na forma com que pagamos pode acontecer mais rápido do que imaginamos. 

Sendo assim, a expansão do QR Code é uma realidade no Brasil e mais jovens e pessoas antenadas nas novas tecnologias já estão adotando essa nova tecnologia de pagamento. Isso mostra que os pagamentos no Brasil vão evoluir mais rápido do que vem acontecendo na história do mercado financeiro.

Sendo assim, podemos esperar para os próximos anos, uma mudança na hora de pagarmos por nossas compras. Aliás, principalmente, por conta de que o Banco Central prometeu a liberação de pagamentos instantâneos no Brasil até final de 2020. Assim, cada vez mais estamos caminhando para um mundo com mais aplicativos de pagamento e menos dinheiro em espécie.Convidamos você a ler nosso post sobre os benefícios dos pagamentos instantâneos para a população brasileira.


Posts relacionados

Como colocar créditos nos celular com cartão de crédito?

Como colocar créditos nos celular com cartão de crédito?

Um celular pré-pago proporciona mais liberdade para ajustarmos o valor de quanto queremos gastar por mês com ligações...

3 aplicativos de programa de fidelidade

3 aplicativos de programa de fidelidade

Ver o estabelecimento bem movimentado é um sonho de todo empreendedor. Para isso, os empreendedores costumam investir bastante...