6 dicas para usar o Instagram em seu negócio

O Instagram é uma rede social em que seus usuários compartilham apenas fotos e vídeos. A ideia inicial do seu desenvolvedor era de que as fotos fossem espontâneas, mas com o tempo, cada vez vemos mais fotos profissionais e o uso do Instagram para negócios. 

Se você é uma empresa e grande parte do seu público já está no Instagram, você precisa também ter uma conta do seu negócio na rede social e começar a compartilhar conteúdo para mais pessoas o conhecerem. Estar nas redes sociais é essencial para aumentar a visibilidade da sua empresa.

Sendo assim, confira a seguir 6 dicas de como usar o Instagram em seu negócio. 

1. Defina o que será publicado

É importante pensar sobre quais serão os temas abordados nas suas postagens no Instagram. Isso porque, é muito amplo tudo o que podemos compartilhar na rede social. Então, ao selecionar apenas alguns temas, fica mais simples de criar as postagens e não se perder.

Além disso, os seus seguidores também não ficarão perdidos em meio ao que eles recebem de você. Por exemplo, digamos que você tenha um restaurante japonês e está começando a utilizar a rede social. Pense em quais temas você gostaria de abordar para atrair o seu público ao estabelecimento.

Nesse caso, poderiam ser compartilhadas postagens dos pratos, do próprio restaurante, da origem dos alimentos e da história dos pratos, por exemplo. Então, sente e pense sobre o que poderia ser interessante para o seus seguidores e que tem relação com o seu negócio.

2. Engaje seu público

Engajar o público é essencial nas redes sociais. Mas como fazer isso? Bem, além de manter uma frequência nas publicações, você precisa responder às dúvidas dos seguidores de forma rápida, interagir com eles por meio dos stories e comentar nas postagens dos seguidores em que seu negócio está marcado.

3. Tenha um perfil comercial

Faz algum tempo que o Instagram começou a oferecer o perfil comercial. Nesse tipo de perfil é possível olhar as estatísticas de quantas pessoas visitaram sua conta, quais postagens deram mais certo, em quais horários do dia há mais pessoas online, entre outros dados. 

Sendo assim, é essencial que uma empresa tenha uma conta comercial. Para verificar qual é o tipo da sua conta, você precisa acessar o menu, clicar em “Configurações”, depois em “Conta” e olhar lá no final se tem uma mensagem que diz para começar a usar a conta como comercial. Se aparecer algo assim, clique e comece a utilizar os recursos da conta comercial.

4. Publique boas imagens

Como o Instagram é uma rede social com foco mais em fotos e um pouco em vídeos curtos, é essencial que você priorize a qualidade das fotos. Para isso, preste atenção na iluminação, no ângulo e na composição da imagem. 

Se for preciso, faça um curso básico de fotografia ou assista alguns vídeos na internet que falam sobre composição de foto e iluminação. Afinal, é seu produto que está ali na rede social, então é preciso valorizá-lo.

5. Mostre os bastidores do seu negócio

O story é uma ferramenta muito boa no Instagram. Isso porque eles permitem que você mostre os bastidores e o dia a dia do seu negócio. Nos stories você pode também postar fotos que sejam mais trabalhadas ou vídeos bem produzidos, mas também ele tem espaço para conteúdos sem tanta produção, desde que siga a linha estética do seu negócio.

Porém, é importante lembrar que uma vez que você publica um story, ele fica visível para todos por 24 horas. Depois desse tempo ele some. Porém, é possível salvá-lo no menu de destaques. 

Falando mais sobre os bastidores, os seguidores gostam de ver como é o processo por trás do seu produto ou serviço. Então, procure criar conteúdos que vão engajar o seu público, por meio dos stories.

6. Compartilhe fotos dos seus seguidores

Por fim, mas não menos importante, sempre que um seguidor compartilhar uma foto em que sua empresa é marcada, compartilhe ela nos seus stories. Isso incentiva cada vez mais as pessoas a publicarem fotos ou vídeos marcando o seu negócio. 

Dessa forma, você está fazendo com que sua marca seja vista por mais pessoas e, ao mesmo tempo, interagindo com seus seguidores, o que aumenta o engajamento.

Aproveite essas dicas de como usar o Instagram para negócios e se torne presente nas redes sociais. Outras empresas já estão fazendo isso, principalmente seus concorrentes. Então, se você ainda não tem perfil da sua empresa no Instagram crie hoje mesmo. 


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