6 dicas para montar uma sorveteria de sucesso

Você quer montar uma sorveteria e não sabe por onde começar? Essa é uma dúvida comum para quem nunca teve um negócio ou para quem não é da área alimentícia. Mas não precisa se preocupar, pois vamos mostrar dicas de como construir uma sorveteria de sucesso.

Sendo assim, confira as 6 dicas para montar uma sorveteria:  

1. Analise os concorrentes

Antes de abrir a sorveteria é preciso fazer uma análise dos concorrentes na região que você pretende ter seu negócio. Observe quais são os diferenciais, como eles dispuseram as mesas e balcões, como é a organização do espaço e como é o método de atendimento. 

Para fazer isso é simples, basta ir até as sorveterias para saborear os sorvetes e observe. Aliás, se você mora em uma região que faz frio durante uma ou mais estações do ano, verifique o que seus concorrentes oferecem nesse período além do sorvete e picolé. 

Isso porque, você também precisará de ideias, pois é preciso sustentar o negócio durante o ano inteiro. Uma dica aqui é construir a sorveteria junto de outro negócio ou, oferecer alimentos quentes durante os meses frios, como chocolate quente, café ou sopa.

Voltando a falar sobre a concorrência, com base na análise, decida o que é melhor para o seu negócio. Porém, evite copiar a sorveteria de um concorrente. É preciso oferecer um diferencial.

2. Escolha a localização

Feita a análise de concorrência e de mercado (não citamos esta última, mas ela se resume em pesquisar se a população da região onde vai ficar a sua sorveteria está interessada em consumir seu produto e qual preço elas pretendem pagar por isso), é hora de escolher a localização.

Lembre-se que quanto melhor for o ponto ou mais próximo de áreas centrais, mais alto vai ser o investimento para alugar o espaço. Então, analise seu orçamento e veja se o valor do ponto cabe no seu bolso.

3. Equipe a sorveteria

Depois de escolher o espaço é hora de decorá-lo e equipá-lo. Nesse momento, também é preciso analisar o orçamento e ver se tudo está dentro do estimado. 

Será preciso decorar o ambiente ─ em alguns casos, até fazer uma pequena reforma ─, comprar os freezers de balcão, colheres de pegar sorvete, potes, equipamentos para o caixa, mesas para os clientes sentarem e balcão, por exemplo. 

Além disso, será necessário fazer uma pesquisa de fornecedores de sorvete em sua cidade e região. Após isso, compre os potes de sorvete daquele que tiver uma boa qualidade em produto e que o preço seja compatível com o que os consumidores estão dispostos a pagar.

4. Faça um lançamento

É bem interessante a ideia de fazer um lançamento da sorveteria. Isso porque, ao divulgar uma data de lançamento, mais pessoas vão saber da abertura e isso causa uma certa curiosidade em conhecer o lugar. 

Sendo assim, é preciso postar nas redes sociais e fazer, pelo menos, uma postagem paga para alcançar mais pessoas da região. Com a divulgação feita da forma certa, muitas pessoas vão saber do lançamento e querer ir na sua sorveteria conhecer as novidades.

5. Estude seus clientes

Após a sorveteria estar em funcionamento, é importante estudar os clientes e observar quais são suas preferências de sabores e horário de pico. Além disso, faça pesquisas com eles para saber se é interessante oferecer um produto diferenciado ou se é preciso melhorar algum outro ponto, seja no atendimento ou no espaço.

6. Tenha um diferencial

Nossa sexta dica é muito importante, pois ter um diferencial vai fazer com que sua sorveteria se destaque das outras. É só imaginar que quando se tem mais do mesmo, tanto faz onde ir. Porém, quando há um lugar com um diferencial, mais clientes vão querer conhecer.

Por exemplo, você pode investir em sorvetes artesanais, sorvetes veganos ou mesmo orgânicos. Outra ideia é oferecer sabores que não se encontram nas outras sorveterias próximas. 

E lembre-se que não basta apenas oferecer, é preciso divulgar esse diferencial. Faça postagens nas redes sociais comentando sobre ele e deixe isso em destaque em seu site. 

Além de todas essas dicas, você precisará dar uma atenção à burocracia, para que tudo esteja em ordem com a vigilância sanitária e com o governo. Por isso, se sua intenção é ter uma sorveteria, comece desde já a pesquisar sobre o que será necessário em termos burocráticos.Agora que você já conferiu as dicas de como montar uma sorveteria de sucesso é hora de colocar a ideia em prática! Aliás, se você quer construir a sorveteria junto a outro estabelecimento, confira nosso post sobre como montar um estabelecimento vegano!


Posts relacionados

As melhores pizzarias do Vale do Itajaí

As melhores pizzarias do Vale do Itajaí

O Vale do Itajaí é uma região no norte de Santa Catarina que também é conhecida pelo nome...

Como pagar a distância em estabelecimentos?

Como pagar a distância em estabelecimentos?

Seria uma boa se você pudesse pagar por uma blusa que viu no Instagram de uma loja e...