6 Dicas de Marketing para farmácia

Ter uma farmácia, assim como qualquer outro estabelecimento, implica em conseguir atrair e fidelizar seu público. Para isso, podem ser aplicadas dicas de marketing para o setor farmacêutico, que proporcionam um aumento das vendas, fazendo com que o negócio prospere.

A seguir, confira 6 dicas de marketing para farmácia e analise se você já as está aplicando e quais ainda precisa colocar em prática.

1. Aplique o marketing de relacionamento

Há muitas farmácias que têm um retorno baixo de clientes e não entendem o porquê. Isso pode estar acontecendo porque não estão aplicando o marketing de relacionamento.

O marketing de relacionamento é uma forma de aproximar seus clientes e os mantê-los ligados à sua marca. Dessa forma, ao utilizá-lo você estará fidelizando seus clientes, fazendo com que eles indiquem e defendam sua marca.

Para aplicá-lo siga uma ou mais técnicas que estão apresentadas a seguir:

  • seja gentil com seu cliente e converse com ele, mostrando interesse em seu problema e se propondo a ajudá-lo;
  • procure criar um vínculo pessoal com o cliente, então comece a chamá-lo sempre pelo nome;
  • mantenha uma base cadastral para dar os parabéns aos clientes em datas importantes;
  • mantenha o vínculo pós-venda.

Atitudes simples como essas podem trazer o cliente para mais perto e fazer com que ele seja fiel à sua farmácia.

2. Fidelize seus clientes

A fidelização dos clientes está ligada ao marketing de relacionamento, já que tem o objetivo de manter eles mais próximos de sua marca, mesmo depois da compra. Para isso, você pode aplicar algumas técnicas de fidelização, como:

  • oferecer um cartão de fidelidade;
  • serviço de delivery;
  • promoções.

Você pode combinar até duas técnicas de fidelização. Com esses benefícios, é possível que seus clientes retornem e comece a comprar somente na sua farmácia.

3. Faça parcerias

Toda parceria é bem-vinda, afinal é uma ótima forma de crescer e ajudar o outro a crescer também. Sendo assim, busque por parcerias com médicos e clínicas. Deixe o cartão ou panfleto do seu parceiro na farmácia e o indique sempre que um cliente precisar.

Da mesma forma, peça para que seu parceiro também indique sua farmácia para a compra de medicamentos. Assim, ambos conseguem mais clientes e crescem em seus negócios.

4. Segmente cliente por geolocalização

A geolocalização é importante para segmentar o público que será atingido pela sua promoção. Por exemplo, se a sua farmácia está localizado em um município A, sua promoção deve ser visualizada por esse público e não pelo da cidade C.

Sendo assim, sempre que for fazer uma promoção cuide para que o seu principal público seja atingido. Assim, ela será eficiente e poderá conquistar os objetivos esperados.

5. Invista em vendas online

Com o avanço tecnológico se tornou possível a venda online. As farmácias também podem começar a utilizar essa forma de venda para aumentar seu negócio.

Isso pode se dar tanto por uma loja online como por vendas pelas redes sociais. Por exemplo, sua farmácia pode ter um número de WhatsApp só para realizar vendas de medicamentos.

Unindo essa dica com o delivery, a farmácia pode realizar a venda online e, ainda, entregar o medicamento na casa do cliente. Com a correria do dia a dia, muitos clientes poderão gostar dessa nova forma de comprar e receber os seus medicamentos.

6. Crie um blog

Hoje em dia, a presença digital é muito importante para qualquer negócio. Então, se você quer que sua farmácia seja conhecida é preciso, no mínimo, fazer um perfil nas redes sociais.

Além disso, crie um blog e publique com frequência textos sobre assuntos ligados à saúde. Isso mostrará que a sua farmácia tem autoridade no assunto e, consequentemente, atrairá mais público.

Agora, aproveite as dicas de marketing para farmácia e comece a aplicá-las no seu estabelecimento. Após um período, avalie o resultado que essas práticas proporcionaram para a sua farmácia.


Posts relacionados

Como funcionam os pagamentos com QR Code na China

Como funcionam os pagamentos com QR Code na China

A China é hoje um dos países mais desenvolvido tecnologicamente. Um dos exemplos que podemos citar são os...

5 dicas para montar uma cozinha industrial de sucesso

5 dicas para montar uma cozinha industrial de sucesso

Ao montar um restaurante ou uma lanchonete precisamos pensar em qual será a culinária servida e isso nos...