5 dicas para montar uma barbearia de sucesso

Você tem o sonho de montar uma barbearia? Pensando um pouco, parece ser simples abrir uma barbearia de sucesso. Porém, ao analisar mais a fundo, verá que há muitos processos burocráticos e outros complexos que precisam ser realizados.

Porém, não desanime. A seguir, listamos 5 dicas para barbearias que estão na fase inicial. As dicas são para quem está pensando em abrir uma barbearia e quer saber por onde começar.

1. Faça um planejamento

Fazer um planejamento é essencial quando se inicia um novo negócio. Nele você deve analisar em que estágio está a criação da barbearia, para onde quer ir e como chegar lá. Definindo melhor esses três pontos já é possível ter um plano de como montar a barbearia e fazer dela um sucesso. 

O planejamento estratégico serve para você ter uma visão melhor do seu novo negócio. Com ele é possível identificar os pontos fracos e fortes, definir metas e ações de como atingi-las. 

Assim, você terá um plano a seguir até que a barbearia esteja funcionando. Já se não fizer um planejamento estratégico, é muito mais fácil se perder no meio do caminho e se ver sem saber para onde ir ou qual a próxima questão a se resolver.

Não subestime a quantidade de trabalho que você terá até que a sua barbearia esteja em pleno funcionamento. Pode confiar que vai ter muita coisa para decidir e fazer.

2. Formalize sua barbearia

Sua barbearia é um negócio, então ela precisa ser formalizada como um. Comece por escolher o seu nome. É essencial verificar se esse nome já existe. Se ele não existir, faça o registro do mesmo no INPI.

Após, faça seu CNPJ e consiga o alvará de funcionamento na prefeitura. Aliás, não esqueça de contratar um contador. Ele é obrigatório em empresas que não são Microempreendedor Individual (MEI).

3. Escolha uma boa localização

A escolha da localização é um passo muito importante. Um negócio sem uma boa localização tem mais chances de não ter muitos clientes. 

Para encontrar a melhor localização pense em seus clientes. Eles preferem ir em uma barbearia que esteja próxima de casa ou no caminho do trabalho. Então, olhe em sua cidade e veja em quais bairros há poucas barbearias e qual é a principal rua em que os clientes utilizam para ir para casa após o trabalho.

Além disso, confira o valor do aluguel e veja se ele cabe no orçamento. Caso não caiba, escolha outro ponto estratégico.

4. Tenha um conceito

Em uma cidade há várias barbearias, mas poucas tem um conceito bem definido. Para se destacar das demais seja diferente, crie um conceito para a sua barbearia. 

Pense no público em que você quer atender e na decoração que combinaria com esse público. Capriche na decoração, com cadeiras e bancadas personalizadas e uma boa iluminação. Se o orçamento estiver tranquilo, contrate um designer de interiores ou um arquiteto para essa parte.

Utilize esse mesmo conceito no uniforme dos funcionários, no atendimento e nos materiais gráficos, como cartão e logo. Assim, os clientes têm uma experiência completa na sua barbearia.

5. Divulgue nas redes sociais

Ter uma conta da sua barbearia nas redes sociais é essencial. E não precisa deixar para criar ela depois que o seu negócio estiver pronto. Crie a conta antes de abrir e já faça postagens mostrando um pouco do conceito da sua barbearia e do processo de construção dela.

Isso gera curiosidade e expectativa nas pessoas. Assim, quando sua barbearia abrir, elas vão estar mais dispostas a ir visitar e fazer a barba ou o cabelo. Não esqueça de sempre alimentar suas redes sociais com postagens, principalmente depois que o seu negócio abrir.

Coloque em prática as dicas para montar a barbearia e tire a sua do papel. Se tiver alguma dúvida sobre algumas das dicas deixe ela nos comentários abaixo.


Posts relacionados

Como colocar créditos nos celular com cartão de crédito?

Como colocar créditos nos celular com cartão de crédito?

Um celular pré-pago proporciona mais liberdade para ajustarmos o valor de quanto queremos gastar por mês com ligações...

3 aplicativos de programa de fidelidade

3 aplicativos de programa de fidelidade

Ver o estabelecimento bem movimentado é um sonho de todo empreendedor. Para isso, os empreendedores costumam investir bastante...