5 dicas para melhorar a gestão financeira do seu restaurante

Um dos principais cuidados que donos de bares ou restaurantes devem ter é com a gestão financeira do seu negócio, afinal ninguém quer quebrar. Um bom controle financeiro vai garantir que você consiga investir em outras áreas, melhorando ainda mais o seu estabelecimento.

Separamos 5 dicas para melhorar a gestão financeira do seu restaurante.

PLANEJAMENTO

Planejamento é essencial em todos os negócios. Trace objetivos, estratégias e projeções que irão te guiar e possibilitar a tomada das melhores decisões.

FLUXO DE CAIXA

No final do dia, a conta precisa fechar, e entender como funciona o fluxo de caixa é primordial. É preciso acompanhar de perto todas as transações ocorridas no seu estabelecimento em um determinado período de tempo e para isso é preciso de um controle minucioso, seja ele feito manualmente (planilha) ou com um software especializado de gestão financeira.

O fluxo de caixa pode ser feito diariamente, semanalmente ou mensalmente, mas recomenda-se a revisão diária. Deve-se anotar o saldo inicial e todas as entradas e saídas de dinheiro, mantendo isso tudo bem organizado.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Reduzir os custos significa cortar gastos desnecessários e para isso é preciso um planejamento bem feito, como já dissemos. Diminuir as despesas não é tarefa fácil e a qualidade do serviço prestado também não pode cair. Esteja atento aos gastos com luz, água e gás e procure usar tecnologias que estão atreladas a um consumo consciente, como lâmpadas de LED. Reavaliar os fornecedores também é uma ótima maneira de melhorar os gastos.

INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

Para facilitar o controle financeiro, tenha um relacionamento aberto e de confiança com alguma instituição financeira. O capital precisa ser uma solução, e não um problema.

PREÇOS

A definição do preço é outro ponto importante. Procure ser justo com o cliente e com o seu negócio, buscando produtos com o melhor custo benefício.

Ajuste o cardápio e evite desperdícios. Se um prato não está saindo como deveria, talvez seja hora de parar de comprar aqueles ingredientes. Além disso, reforce o controle em todos os processos.

-> Confira também o artigo que mostra como o SEBRAE pode ajudar você na gestão da sua empresa. 🙂


Posts relacionados

Os melhores sushis de Joinville-SC

Os melhores sushis de Joinville-SC

Joinville é conhecida pela sua cultura alemã, juntamente com Blumenau e outras cidades do norte de Santa Catarina....

Pagamentos via QR Code são seguros?

Pagamentos via QR Code são seguros?

A segurança em pagamentos digitais vem sendo uma discussão comum dos últimos tempos por causa do aumento do...