5 dicas para fidelizar os clientes do seu restaurante

Um dos objetivos de um restaurante é que seus clientes sempre retornem para apreciar o local e a boa comida. Mas como fidelizar clientes? Essa é uma dúvida comum entre os proprietários de restaurantes.

Por isso, hoje separamos 5 dicas que vão fazer com que seus consumidores queiram voltar a apreciar os pratos do seu estabelecimento. Acompanhe!

1. Cartão fidelidade

Para que o seu cliente volte mais vezes, aposte em um cartão fidelidade. Assim, a cada x refeições ele tem direito a algum benefício, que pode ser uma refeição gratuita e um desconto ou um brinde (suco ou sobremesa). Dessa forma, o cliente vai querer voltar para preencher seu cartão e ganhar seu prêmio.

A ideia é incentivar que o consumidor volte mais vezes ao estabelecimento, oferecendo benefícios de acordo com seu público. Além do cartão, podem ser feitos check-ins online no Facebook, cadastro no site ou cupom de descontos para quando vier novamente ao estabelecimento.

2. Bom atendimento

Um bom atendimento, com certeza, é um diferencial para fidelizar os clientes. Para isso, além dos funcionários serem educados, é preciso que eles conheçam bem os pratos da casa, desde quais ingredientes são utilizados até o processo por qual eles passaram. Assim, ele saberá oferecer o melhor prato e poderá responder qualquer dúvida que surgir.

Além disso, é muito comum encontrar pessoas que são intolerantes à lactose, celíacos, vegetarianos, veganos ou que possuem alguma outra alergia relacionada a algum alimento. Ao atender uma pessoa que se encaixa em algum desses casos, é preciso saber oferecer um prato que não traga nenhum risco à saúde ou à princípios éticos do cliente.

3. Excelentes produtos

Além do bom atendimento, é preciso que os produtos sejam de qualidade e preparados de forma a deixá-los saborosos. Afinal, é por causa deles que as pessoas saíram de casa para vir comer em seu restaurante.

Então, preze pela boa apresentação do prato e por produtos frescos e de qualidade. Além disso, se diferencie criando pratos únicos, proporcionando uma boa experiência gastronômica para os clientes.

4. Ambiente agradável

Além do bom atendimento e de uma excelente comida, o que falta para um restaurante fidelizar seus clientes? O ambiente!

Não adianta ter um bom atendimento, uma boa comida, sendo que o seu público não se sente confortável no ambiente. Por isso, invista numa boa decoração, em mesas e cadeiras confortáveis e em uma boa iluminação. Coloque também um som ambiente, mas atenção ao volume, as pessoas precisam conseguir manter uma conversa sem que o som atrapalhe.

5. Interação via redes sociais

Por último, mas não menos importante, reserve um tempo para administrar as redes sociais do restaurante e, assim, atrair mais público e fidelizar o já existente. Por meio delas, é possível divulgar o cardápio, as promoções, o horário de funcionamento e as formas de pagamento, além de engajar o seu público.

Uma das táticas utilizadas é impulsionar postagens para que elas atinjam mais pessoas e, assim, seu restaurante pode ganhar novos clientes. Faça isso, sempre que puder e, principalmente, quando o movimento estiver fraco.

Agora que já sabemos como fidelizar clientes em restaurantes é hora de colocar em prática as dicas. Aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais, para que mais pessoas também possam ter acesso a essas informações.

-> Confira também 5 dicas para melhorar a gestão financeira do seu restaurante.


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