5 dicas para criar um programa de fidelidade para restaurantes

Você já ouviu falar em programa de fidelidade? É bem possível que sim e, aliás, é muito provável que já participou de um. O programa de fidelidade tem como objetivo reter clientes e fazer com que eles voltem mais vezes no seu estabelecimento para comprar.

No caso de um programa de fidelidade para restaurantes, o objetivo é que os clientes sempre voltem para almoçar ou jantar em seu estabelecimento. Sendo assim, neste artigo você conhecerá o que é um programa de fidelidade em si e dicas de como criar um para o seu restaurante.

O que é um programa de fidelidade?

Um programa de fidelidade é uma forma da marca recompensar o cliente pela preferência. Por consequência, o cliente se sente ainda mais satisfeito por comprar com tal marca. Assim, o programa promove a fidelização do cliente, pois ele sabe que sempre que comprar com aquela marca vai ganhar mais brindes, descontos ou cortesias.

Nos restaurantes, o programa de fidelidade mais comum é o cartão. A cada refeição, o cliente recebe um carimbo no seu cartão. Assim, ao finalizar um determinado número de refeições ele ganha um brinde, que pode ser uma bebida ou até uma refeição completa.

5 Dicas de como criar um programa de fidelidade

Você também quer fidelizar seus clientes para que eles tenham preferência por seu restaurante? Então, confira abaixo 5 dicas de como criar o seu próprio programa de fidelidade.

1. Conheça os seus clientes

Antes de implementar o programa de fidelidade, é importante conhecer seus clientes. Saber quem são, nome, sexo, idade e outros dados possibilita que você consiga traçar boas estratégias para o seu restaurante. 

Conhecendo seus clientes, você consegue oferecer um serviço condizente a eles. Além disso, consegue oferecer um programa de fidelidade que eles vão gostar e aderir.

2. Faça networking com outras empresas

Você mantém contato com outros empreendedores da sua cidade? Se sim, está fazendo um ótimo trabalho. Porém, se não mantém contato, saiba que pode estar perdendo oportunidades. 

Ao fazer networking com outros empreendedores da sua cidade é possível trocar conhecimento. Mas, além disso, firmar parcerias. Assim, você pode oferecer para os seus clientes brindes de outras empresas, como um sorteio de um jantar em seu estabelecimento e uma sessão de fotos em uma empresa parceira que ofereça esse serviço.

3. Teste programas de fidelidade

Agora que você sabe quem são seus clientes e mantém um contato mais próximo com colegas empreendedores da sua cidade é hora de testar alguns programas de fidelidade. Você pode começar pelo cartão de fidelidade, em que a cada refeição que o cliente fizer ele ganha um carimbo. Ao final de um determinado número de carimbos o cliente ganha uma refeição. 

Depois ou durante esse programa você pode testar outros, como brindes, parcerias com outras empresas, cortesias e descontos. 

4. Meça o resultado de cada programa

Depois de testar alguns programas de fidelidade é hora de avaliar o resultado de cada um. Confira como foi a adesão dos clientes, se houve uma melhora no faturamento do restaurante, entre outras métricas. 

Dessa forma, você sai só do teste e analisa os resultados. Assim, se tem uma visão melhor de como foi o resultado de cada programa de fidelidade.

5. Implemente o programa mais vantajoso

Ao fazer a análise, escolha um ou dois programas que mais deram resultados para implementar em seu restaurante. Assim, você consegue atrair e fidelizar seus clientes, fazendo com que seu restaurante sempre tenha um bom faturamento.

Aplique as dicas deste artigo sobre como criar um programa de fidelidade em seu restaurante e observe como seus clientes ficarão mais felizes e retornarão ao seu estabelecimento.

Aliás, compartilhe esse post em suas redes sociais para que seus colegas de empreendedorismo também saibam como criar um programa de fidelidade para restaurantes.


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