5 Dicas contábeis para a sua pizzaria

Ser dono de uma pizzaria exige vários conhecimentos, como administrar o financeiro, a equipe de funcionários, comprar as mercadorias para o estoque e até criar pratos para o menu, dependendo do tamanho do seu negócio. Com tantas funções, ainda é preciso cuidar da contabilidade.

Porém, nem todos os donos de pizzaria conhecem tanto sobre esse assunto para saber aplicá-lo da melhor forma no seu dia a dia de trabalho. Por isso, listamos algumas dicas de contabilidade para pizzaria.

1. Fique atento aos custos de alimentos e mão de obra

Manter na ponta do lápis os custos com alimentos e mão de obra é essencial para ter um controle de gastos. O cálculo para saber o custo dos alimentos vai depender se o estabelecimento vende apenas pizzas à la carte ou faz rodízio.

É importante anotar os custos que tem com os alimentos, o quanto recebe pelas vendas e ver quanto há de desperdício. Assim, pode-se tentar reduzir ao máximo o desperdício e aumentar o lucro com as vendas.

O mesmo deve ser feito com o pagamento dos funcionários. É preciso anotar tudo o que se paga a eles. Mais uma vez, o cálculo vai depender de cada estabelecimento, pois há funcionários com carteira assinada e outros freelancers, que são pagos por dia trabalhado. Normalmente, o custo com funcionários deve ser 25% do gasto semanal.

2. Mantenha as finanças pessoais separada das empresariais

É muito comum ver empreendedores iniciantes misturar as finanças pessoais com as da empresa. Isso não deve acontecer para quem é dono de pizzaria. A empresa deve ter os gastos e os lucros dela e o dono deve ter seus gastos e lucros.

Para separar definitivamente, é importante implementar o pró-labore, que é um salário pago ao dono ou sócios do estabelecimento. Contudo, é recomendado não pegar mais nada de dinheiro do caixa da pizzaria e nem utilizar o cartão de crédito da empresa. Isso evita problemas com a legislação e com o controle de caixa.

3. Registre entradas e saídas

É importante registrar tudo que entra e sai da pizzaria. Por exemplo, pedir as notas fiscais das mercadorias que chegam, utilizar folhas de pagamento para pagar os funcionários com carteira assinada e recibo com os que são freelancers, guardar o registro do caixa e outros comprovantes.

Todos esses documentos precisam ser guardados e entregues ao contador, caso ele peça. São essas folhas que vão comprovar as movimentações de dinheiro do caixa. Sem elas não é possível comprovar nada.

Além disso, com esses registros será possível analisar as contas da pizzaria e verificar se o negócio está bom ou se precisa fazer corte de gastos. Então, além de guardá-los, é preciso mantê-los organizados. Uma dica é separá-los por vendas, despesas, folha de pagamento e impostos.

4. Controle o estoque

O controle de estoque é muito importante para a pizzaria, já que ela trabalha com produtos perecíveis e com verduras, que estragam rapidamente. Sendo assim, é preciso verificar semanalmente quais itens precisam comprar e quais podem estar perto do prazo de validade.

Com um bom controle de estoque é possível evitar desperdício de dinheiro e promover um bom fluxo de caixa. Caso tenha alguma mercadoria perto do vencimento, é indicado fazer uma promoção para limpar o estoque.

5. Contrate um contador

Toda empresa, exceto MEI (Microempreendedor Individual), é obrigada a contratar um contador para administrar os impostos e outros deveres empresariais, como pagamento de funcionários. Mas, além disso, ter um contador é essencial para não ficar com pendências administrativas.

Até porque, quem escolhe abrir uma pizzaria, normalmente, é porque gosta de cozinhar ou já trabalhou como funcionário no ramo e gostou da logística do negócio. Sendo assim, ter alguém que cuide da contabilidade da empresa é essencial.

Aproveite essas dicas de contabilidade para pizzaria e confira se você está aplicando todas elas. Caso você esteja ainda no processo de abrir seu próprio negócio, não deixe de praticar essas dicas para facilitar o seu dia a dia.


Posts relacionados

Os melhores bistrôs em Florianópolis-SC

Os melhores bistrôs em Florianópolis-SC

Florianópolis tem muito a oferecer na questão de culinária e natureza. A capital de Santa Catarina tem lindas...

5 dicas para chegar ao nível Expert CM

5 dicas para chegar ao nível Expert CM

O Code Money é mais que um aplicativo de pagamentos, ele também permite fazer transferências, pagamentos a distância...