4 Dicas para fazer o controle de estoque da maneira correta

Toda empresa, seja ela pequena ou grande, em que mantém um estoque precisa fazer um bom gerenciamento dele. Isso proporciona benefícios, tanto no financeiro como no organizacional, para o estabelecimento. Por exemplo, um restaurante que sabe como fazer o controle de estoque não vai perder produtos e nem deixar de vender seus pratos por falta de alimento.

Sendo assim, confira no texto de hoje, o que é o controle de estoque e dicas de como o fazer de forma certa.

O que é o controle de estoque?

O controle de estoque é uma forma de gerenciar tudo que entra e sai de mercadoria de estabelecimento comercial. É a partir dele que se tem algumas informações, como:

  • produtos menos vendidos;
  • produtos mais vendidos;
  • estimativas de vendas;
  • estimativas para pedidos futuros com os fornecedores;
  • valor do investimento no estoque.

Os benefícios que esse gerenciamento traz para a loja giram em torno, principalmente, da redução de custos com produtos vencidos ou com a compra em grande quantidade de uma mercadoria que quase não tem saída. Além disso, evita que se perca vendas por conta de o produto estar em falta.

Como controlar o estoque de forma certa?

Controlar o estoque não é apenas anotar o que entra e sai de produtos. Faz parte desse processo negociar com os fornecedores, saber quais são os produtos mais ou menos vendidos, criar estratégias de venda para manter uma boa rotatividade de mercadoria, entre outras atividades.

Por isso, confira abaixo algumas dicas de como controlar o estoque de forma eficaz.

1. Faça um inventário

Esse é o primeiro passo para colocar ordem no estoque. Faça um inventário em que conste todos os itens disponíveis, com suas datas de validade e quantidade. A partir disso, analise os dados e veja o que precisa ser comprado e o que deve ser colocado em promoção.

Após isso, continue registrando a entrada e saída de produtos, juntamente com a data de validade, fornecedor e quantidade. Com informações mais completas é melhor de fazer o controle.

2. Faça os pedidos com antecedência

Como já se tem o controle da rotatividade de mercadorias, é preciso apenas ficar atento à quantidade delas e sempre fazer os pedidos antes que elas comecem a faltar. Pois, o fornecedor não vai trazer tudo imediatamente, além do que, é preciso também conseguir bons preços antes de comprar.

3. Escolha bons fornecedores

Aqui entra a parte da pesquisa e negociação com fornecedores. Ao dedicar um tempo para isso, pode-se economizar na compra e ainda conseguir um serviço de qualidade e que não atrasa a entrega.

4. Automatize o controle de estoque

Uma excelente dica para otimizar seu tempo e trabalho é contar com um software de gestão de estoque. Assim, ele pode estar conectado com o sistema de vendas e já ir removendo os itens que são vendidos. Além disso, ele traz outras vantagens, como a liberação de espaço na sua loja onde ficavam os inventários impressos e reduz os erros.

Agora que você já sabe como fazer o controle de estoque de maneira eficaz, assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse.

-> Confira 5 opções de empresas para abrir com baixo capital.


Posts relacionados

Quais os melhores restaurantes Italianos no Brasil

Quais os melhores restaurantes Italianos no Brasil

A cultura italiana é bem presente em algumas regiões do Brasil por conta dos imigrantes italianos. Eles vieram...

Porque o Subway tem esse nome?

Porque o Subway tem esse nome?

O Subway é uma grande rede de fast-food que surgiu nos Estados Unidos e hoje tem unidades em...